5 de mar. de 2008

. quem, eu e outros . na imprensa .

Um pouco do que saiu na imprensa do "Quem, eu e outros", referente às apresentações em Caxias do Sul e Porto Alegre [2006 e 2007].

Jornal Pioneiro [3por4, por Carlinhos Santos - Caxias do Sul]

















Jornal Zero Hora [divulgação - Porto Alegre]

















Jornal do Comércio [Porto Alegre]

































Programação de Cultura em Porto Alegre




























Publicado no site: http://www.poacultural.com.br/ [por Renata Peppl - Porto Alegre]



Quem, eu e Outros [texto referente à imagem ao lado, que está no site "Poa Cultural"]:

Usar a dança como um bem cultural, que pode e deve ser vivenciada por todos sem exceção, contribuindo para a difusão, questionamento e experimentação da arte através do movimento. Essa é a idéia trazida a Porto Alegre pelo grupo Provisório Corpo, no espetáculo Quem, eu e outros.

Vindo do interior do estado, algo incomum nos palcos porto alegrenses, a montagem de dança contemporânea dirigida por Ricardo Alvarengga coloca oito bailarinos em cena com um propósito, no mínimo, interessante: refletir sobre as relações pessoais submetidas aos padrões, metas e exigências do mundo contemporâneo. “Fomos às ruas estudar as pessoas. A correria do dia-a-dia, os contatos pessoais como elas se cumprimentam, como interagem. O resultado está no palco”, comenta Ricardo.

A conversa sobre os padrões impostos pela sociedade começa, inclusive, dentro do próprio grupo, todo composto por bailarinos amadores, dispostos a experimentar o potencialde seus corpos para a dança.

O que se vê da platéia é uma montagem simples, eficaz e delicada, com o grupo se revezando em situações humanas e atuais de fácil identificação, embalados por uma trilha sonora afinada ao som de Tom Zé, Raul Seixas e Tropicália.

A iniciativa começou há dois anos atrás e levou nove meses pra ficar pronta, através das aulas de dança contemporânea que Ricardo ministra em Caxias do Sul há três anos. Mineiro de Uberlândia, o bailarino mudou-se para o sul do país para participar da Companhia de dança Municipal da cidade gaúcha, e acabou por montar o grupo independente Provisório Corpo.

Pra quem perdeu Quem, eu e Outros em sua passagem pela capital, pode conferir em breve o trabalho de Ricardo agora em outra área das artes: teatro. De 8 de junho à 1º de julho, Alvarengga volta a Porto Alegre para temporada da peça Oração, com texto de Fernando Arrabal e direção de Jessé Oliveira, na sala Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mário Quintana.

Renata Peppl - 19/04/07

Nenhum comentário: